Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro.
É Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Professora auxiliar na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.
É membro integrado do HEI-Lab da Universidade Lusófona e membro colaborador do Grupo de Investigação em Sexualidade Humana, do Centro de Psicologia do Porto, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mantém atividade clínica com elevado foco nas Terapias Cognitivo- Comportamentais de Terceira Geração.
Possui formação avançada em Terapia Comportamental Dialéctica pela Behavioral Tech e é instrutora certificada em Mindfulness e Compaixão, pela Breathworks, Reino Unido.
Faz parte de associações nacionais e internacionais reconhecidas, como a Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC), International Academy Of Sex Research (IASR) e a British Psychological Society (BPS).
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica e no Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração no INSPSIC.
Psicóloga Clínica
- Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicologia da Educação; - Especialidade Avançada em Psicologia Forense e em Sexologia Clínica.
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia Clínica: Cognitiva, Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Formação em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
Assistente de Saúde no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental.
Docente na Universidade Lusíada do Porto, nos mestrados em Psicologia e Criminologia.
Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e adições.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD).
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica; Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais; Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente no INSPSIC.
Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU.
Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra).
Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa).
Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP e ARS Norte).
Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA.
Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções de Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica da Ponte da Pedra - Divisão para Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências.
Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Administração Regional de Saúde Norte - Divisão para Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde (Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde).
Reconhecida como Especialista em Psicologia Clínica e como Psicoterapeuta pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Mais de 25 anos de experiência na área da Dependências e Comportamentos Aditivos.
Atualmente exerce funções de Psicóloga Clínica no CRI Porto Ocidental (Equipa de Tratamento de Matosinhos) da ARS Norte. Paralelamente, desenvolve atividade como Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta no INSPSIC desde 2014. Membro efetivo da Ordem dos psicólogos Portugueses (OPP) com a cédula Profissional nº 3488.
É formadora na Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais no INSPSIC.
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Coach certificada pela ICC-International Coaching Community.
Com Especialidade Profissional em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Coaching Psicológico e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004, Serviço que coordena desde 2017. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças, jovens e adultos; a formação e consultadoria em psicologia, educação e o desenvolvimento de projetos.
É formadora no Curso em Temas de Psicologia e Psicopatologia no INSPSIC.
Psicóloga Clínica (Cédula nº 22982) e Terapeuta Sexual certificada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).
Formadora Certificada (CCP).
Principais áreas de interesse: Sexologia Clínica, Diversidade Funcional, Mindfulness e Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração.
Tem Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Em 2020, concluiu Doutoramento nesta faculdade na temática da sexualidade e incapacidade física.
Iniciou a sua carreira profissional com o Grupo de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), tendo colaborado em diferentes projetos de investigação na área da Sexologia Clínica.
Atualmente, exerce funções enquanto psicóloga e terapeuta sexual em contexto de clínica privada, no Porto e online.É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sócia da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica.
Especializou-se na intervenção psicológica de jovens e adultos.
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
Considera-se uma humanista e orienta a prática clínica segundo a abordagem psicodinâmica, em contexto presencial ou online.
Intervém através do apoio psicológico ou psicoterapia em diferentes problemáticas: depressão, ansiedade, fobias, stress, pânico, obsessões, luto, entre outras.
Psicóloga Clínica - OPP 3051.
Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia.
Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais.
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Ciências Saúde – Norte – 1998.
Mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE - Universidade de Coimbra em 2002.
Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 de 2001 a 2004.
Estágio de Pós-graduação no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/2003.
Workshop Anos Incríveis group leader training em 2017.
Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017.
Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017.
Licenciada em Psicologia.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FEP-UCP).
Investigadora no domínio da avaliação da eficácia da Neuropsycho Educational Approach to Rehabilitation (NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia.
Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave.
Psicóloga Clínica em vários contextos de saúde.
Responsável pela criação e coordenação da plataforma “SOS Demências”.
Co-Autora da intervenção “Ouvir o que não é dito: Primeiros Socorros na Doença Mental”.
Participação, enquanto oradora, em vários eventos científicos. Experiência docente, em diferentes entidades (contexto hospitalar, académico, IPSS’s) na área da Saúde Mental, Psicoeducação, Reabilitação Cognitiva, Reabilitação Laboral e Ocupacional, Reabilitação na área da Cognição Social.É formadora na Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais no INSPSIC.
Tem como áreas de interesse e especialização, a intervenção nas dificuldades de aprendizagem, a orientação vocacional e gestão de carreira, a intervenção em situações de luto e em estados depressivos e ansiosos e o apoio às transições de vida.
É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Possui certificado de Aptidão Pedagógica de Formador (CAP) e Certificado de Qualificação de Formador atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, está a terminar a formação, especialização e treino da prática psicoterapêutica de orientação psicodinâmica pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
Licenciou-se pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2002 com média de 16 valores, tendo realizado estágio com menção qualitativa de Muito Bom e 19 valores. Tem vindo a desempenhar funções de docente no ensino superior público e privado e de formadora de pós-graduados, assim como de coordenadora de formação e supervisora pedagógica de estudantes da licenciatura em Psicologia no contexto de casos práticos de Consulta Psicológica e foi também orientadora de teses de mestrado. Foi bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo realizado estágio de investigação internacional nos Estados Unidos da América (Penn State University) e concluído o doutoramento com aprovação por unanimidade. Tem igualmente desempenhado as funções de psicóloga quer em contextos educativos quer em contextos clínicos e consultório privado.
É formadora na Especialização Pós-Universitária em Psicologia da Educação no INSPSIC.
Psicóloga Clínica e da Saúde com Especialização Avançada em Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É Doutorada e Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e é Professora e Investigadora na Universidade Portucalense (UPT).
É membro dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.
Faz consulta psicológica e avaliação neuropsicológica no adulto.
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Neuropsicologia Clínica; Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC.
Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU.
Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra).
Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa).
Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP e ARS Norte).
Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA.
Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções de Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica da Ponte da Pedra - Divisão para Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências.
Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Administração Regional de Saúde Norte - Divisão para Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Coach certificada pela ICC-International Coaching Community.
Com Especialidade Profissional em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Coaching Psicológico e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004, Serviço que coordena desde 2017. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças, jovens e adultos; a formação e consultadoria em psicologia, educação e o desenvolvimento de projetos.
É formadora no Curso em Temas de Psicologia e Psicopatologia no INSPSIC.
Psicóloga Clínica - OPP 3051.
Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia.
Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais.
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Ciências Saúde – Norte – 1998.
Mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE - Universidade de Coimbra em 2002.
Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 de 2001 a 2004.
Estágio de Pós-graduação no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/2003.
Workshop Anos Incríveis group leader training em 2017.
Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017.
Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017.
Médico psiquiatra.
Diretor do Centro Clínico e de Formação Psicológica, no Porto, onde exerce psiquiatria em regime privado.
Anteriormente trabalhou no Hospital do Conde de Ferreira.
Foi professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto de 1979 a 2004, tendo integrado a sua Comissão Instaladora.
É sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e membro da sua Comissão de Ensino.
Publicou dois livros de divulgação geral de temas relacionados com a sua atividade clínica:
"Este medo sem sentido" (esgotado) que aborda a ansiedade na adolescência.
"Até que a sorte nos separe", cuja temática se centra nas relações amorosas e conjugais.
Conta com inúmeras participações como formador em programas de doutoramento, cursos de mestrado, pós-graduações, congressos e outras sessões científicas.
É formador nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica e no Curso em Temas de Psicologia e Psicopatologia no INSPSIC.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Hospital de Magalhães Lemos (CHUdSA).
Assistente convidada do ICBAS - Unidade Curricular de Psiquiatria.
Formadora da ARS na área das Demências.
Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro.
É Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Professora auxiliar na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.
É membro integrado do HEI-Lab da Universidade Lusófona e membro colaborador do Grupo de Investigação em Sexualidade Humana, do Centro de Psicologia do Porto, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mantém atividade clínica com elevado foco nas Terapias Cognitivo- Comportamentais de Terceira Geração.
Possui formação avançada em Terapia Comportamental Dialéctica pela Behavioral Tech e é instrutora certificada em Mindfulness e Compaixão, pela Breathworks, Reino Unido.
Faz parte de associações nacionais e internacionais reconhecidas, como a Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC), International Academy Of Sex Research (IASR) e a British Psychological Society (BPS).
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica e no Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração no INSPSIC.
Psicóloga Clínica
- Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicologia da Educação; - Especialidade Avançada em Psicologia Forense e em Sexologia Clínica.
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia Clínica: Cognitiva, Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Formação em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
Assistente de Saúde no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental.
Docente na Universidade Lusíada do Porto, nos mestrados em Psicologia e Criminologia.
Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e adições.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD).
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica; Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais; Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente no INSPSIC.
Psicóloga Clínica (Cédula nº 22982) e Terapeuta Sexual certificada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).
Formadora Certificada (CCP).
Principais áreas de interesse: Sexologia Clínica, Diversidade Funcional, Mindfulness e Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração.
Tem Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Em 2020, concluiu Doutoramento nesta faculdade na temática da sexualidade e incapacidade física.
Iniciou a sua carreira profissional com o Grupo de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), tendo colaborado em diferentes projetos de investigação na área da Sexologia Clínica.
Atualmente, exerce funções enquanto psicóloga e terapeuta sexual em contexto de clínica privada, no Porto e online.É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sócia da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Psicóloga Clínica
- Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicologia da Educação; - Especialidade Avançada em Psicologia Forense e em Sexologia Clínica.
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia Clínica: Cognitiva, Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Formação em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
Assistente de Saúde no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental.
Docente na Universidade Lusíada do Porto, nos mestrados em Psicologia e Criminologia.
Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e adições.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD).
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica; Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais; Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente no INSPSIC.
Psicóloga Clínica (Cédula nº 22982) e Terapeuta Sexual certificada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).
Formadora Certificada (CCP).
Principais áreas de interesse: Sexologia Clínica, Diversidade Funcional, Mindfulness e Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração.
Tem Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Em 2020, concluiu Doutoramento nesta faculdade na temática da sexualidade e incapacidade física.
Iniciou a sua carreira profissional com o Grupo de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), tendo colaborado em diferentes projetos de investigação na área da Sexologia Clínica.
Atualmente, exerce funções enquanto psicóloga e terapeuta sexual em contexto de clínica privada, no Porto e online.É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sócia da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Psicóloga Clínica - OPP 3051.
Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia.
Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais.
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Ciências Saúde – Norte – 1998.
Mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE - Universidade de Coimbra em 2002.
Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 de 2001 a 2004.
Estágio de Pós-graduação no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/2003.
Workshop Anos Incríveis group leader training em 2017.
Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017.
Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017.
Psicóloga Clínica
- Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicologia da Educação; - Especialidade Avançada em Psicologia Forense e em Sexologia Clínica.
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia Clínica: Cognitiva, Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Formação em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
Assistente de Saúde no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental.
Docente na Universidade Lusíada do Porto, nos mestrados em Psicologia e Criminologia.
Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e adições.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD).
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Terapia de Casal; Sexologia Clínica; Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais; Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente no INSPSIC.
Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU.
Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra).
Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa).
Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP e ARS Norte).
Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA.
Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções de Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica da Ponte da Pedra - Divisão para Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências.
Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Administração Regional de Saúde Norte - Divisão para Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Coach certificada pela ICC-International Coaching Community.
Com Especialidade Profissional em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Coaching Psicológico e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004, Serviço que coordena desde 2017. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças, jovens e adultos; a formação e consultadoria em psicologia, educação e o desenvolvimento de projetos.
É formadora no Curso em Temas de Psicologia e Psicopatologia no INSPSIC.
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde (Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde).
Reconhecida como Especialista em Psicologia Clínica e como Psicoterapeuta pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Mais de 25 anos de experiência na área da Dependências e Comportamentos Aditivos.
Atualmente exerce funções de Psicóloga Clínica no CRI Porto Ocidental (Equipa de Tratamento de Matosinhos) da ARS Norte. Paralelamente, desenvolve atividade como Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta no INSPSIC desde 2014. Membro efetivo da Ordem dos psicólogos Portugueses (OPP) com a cédula Profissional nº 3488.
É formadora na Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais no INSPSIC.
Licenciada em Psicologia.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FEP-UCP).
Investigadora no domínio da avaliação da eficácia da Neuropsycho Educational Approach to Rehabilitation (NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia.
Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave.
Psicóloga Clínica em vários contextos de saúde.
Responsável pela criação e coordenação da plataforma “SOS Demências”.
Co-Autora da intervenção “Ouvir o que não é dito: Primeiros Socorros na Doença Mental”.
Participação, enquanto oradora, em vários eventos científicos. Experiência docente, em diferentes entidades (contexto hospitalar, académico, IPSS’s) na área da Saúde Mental, Psicoeducação, Reabilitação Cognitiva, Reabilitação Laboral e Ocupacional, Reabilitação na área da Cognição Social.É formadora na Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais no INSPSIC.
Psicóloga Clínica e da Saúde com Especialização Avançada em Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É Doutorada e Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e é Professora e Investigadora na Universidade Portucalense (UPT).
É membro dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.
Faz consulta psicológica e avaliação neuropsicológica no adulto.
É formadora nas Especializações Avançadas Pós-Universitárias em Neuropsicologia Clínica; Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC.
Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade de Economia do Porto.
Licenciada em Psicologia, pelo ISMAI – Instituto Superior da Maia.
Pós-graduada em Organização e Avaliação da Formação, pela Universidade do Minho.
Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Desde 2007, exerce a função de psicóloga, em particular, no âmbito da avaliação psicológica nas áreas rodoviária (condutores), ferroviária e, mais recentemente, na área de segurança privada.
Não espere mais e agende aqui a sua consulta! Coloque aqui o seu nome, contacto telefónico e uma breve mensagem sobre o tratamento que pretende.
Após o preenchimento do formulário, será contactado para o respetivo contacto telefónico.
Se preferir ligue-nos para 910 196 002
(Chamada para rede movel nacional. Custo normal.)
Política de Privacidade
I. A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, complementares aos Termos e Condições de Utilização, destina-se a regular o tratamento de dados pessoais a realizar pelo INSPSIC por conta da utilização do seu website.
O Responsável pelo tratamento é o INSPSIC com sede na Rua de Camões, 219, 5 andar, concelho de Porto, distrito do Porto, com o código postal 4000-145 matriculada em Conservatória do Registo e NIPC 509915248.
1.Dados recolhidos:
I(a) Dados fornecidos diretamente pelo titular;
I(b) Dados recolhidos no quadro da relação constituída com o titular desses dados, designadamente através da solicitaçao de consulta.
I(c) Dados pessoais solicitados ao titular tratados com o seu consentimento;
I(d) Em caso de os dados serem referentes a menores, estes serão obtidos através dos seus representantes legais ou encarregados de educação.
2 procuramos em todas as interacções reduzir ao máximo os dados solicitados.
3. Assim, solicitamos dados pessoais que nos permitem identificar e contactar os nossos utentes e gerir a nossa relação mútua. Sendo que, como referido, no caso de menores solicitamos também a identificação da pessoa responsável pelo contacto.
IV. O tratamento de dados pessoais inclui, designadamente, o registo, recolha, consulta, utilização, adaptação, alteração, armazenamento, destruição dos dados, entre outras operações.
V. A utilização dos dados recolhidos tem como finalidades, nomeadamente:
(a) A prestação de serviços solicitados pelo titular;
(b) fornecer informação sobre produtos, serviços, atividades de marketing, campanhas, promoções, fins estatísticos e conteúdos personalizados, mediante o consentimento prévio para o efeito.
VI. O INSPSIC garante o tratamento dos dados pessoais em conformidade com a legislação em vigor relativa à sua recolha, tratamento, utilização, divulgação, armazenamento e privacidade.
VII. O INSPSIC não efetuará o tratamento de dados pessoais que revelem a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical, bem como o tratamento de dados genéticos ou dados biométricos.
VIII. Ao aceder, utilizar ou usufruir dos nossos serviços, o utilizador concorda com a política de privacidade e proteção de dados pessoais do INSPSIC, dando o seu consentimento à sua recolha e tratamento dos seus dados para os fins referidos no ponto V fornecendo-os diretamente. O não fornecimento ou fornecimento parcial dos dados pessoais pelo titular poderá limitar ou impossibilitar a realização dos serviços.
IX. Os dados pessoais apenas poderão ser recolhidos caso:
(a) o utilizador efetue um registo no website;
(b) o titular dos dados solicite um serviço, responda a um inquérito, solicite mais informações sobre um programa através de formulário e/ou chat ou troque correspondência eletrónica ou outra com o INSPSIC.
X. O titular dos dados dará o seu consentimento prévio relativamente à receção de comunicações, newsletter ou outras para fins de Promoção ou divulgação , sendo-lhe conferida a faculdade de oposição, a todo o tempo, mediante comunicação escrita dirigida ao INSPSIC. As referidas informações, poderão ser enviadas pelo INSPSIC, através de correio eletrónico, correio , telefone, SMS ou qualquer outro meio de comunicação eletrónica, websites de redes sociais, Web 2.0, qualquer conteúdo de telemóvel ou método.
XI. Para além das obrigações referidas na Lei aplicável à proteção de dados ou à salvaguarda e proteção dos seus próprios interesses, bem como a transmissão de dados que resulta de obrigações legais , o INSPSIC não partilhará quaisquer dados pessoais com entidades terceiras, salvo se o formando tenha autorizado expressamente a partilha dos mesmos.
XII. O INSPSIC possui medidas técnicas e organizativas adequadas à segurança dos dados tratados, nomeadamente, contra acessos não autorizados ou qualquer outra forma de tratamento ilegal ou ilícito. O INSPSIC, garante, para além das medidas de segurança e proteção interna das suas instalações, a limitação do acesso aos dados pessoais apenas aos seus colaboradores devidamente identificados para o cumprimento das finalidades de tratamento. Acresce que limitamos o seu acesso e mantemo-los em ambientes protegidos por firewall e passwords complexas. Por fim, também usamos chaves de encriptacao na transmissão dos dados entre o local onde estão armazenaria e o terminal de acesso.
XIII. É conferido ao titular dos dados o direito de acesso e retificação dos dados tratados, podendo, a qualquer momento, retirar o consentimento para o tratamento e solicitar o apagamento dos dados, nos termos legais, mediante comunicação escrita dirigida ao INSPSIC.
XIV. O INSPSIC levará a cabo os esforços razoáveis para assegurar que conserva os dados sobre o titular dos dados apenas durante o tempo necessário relativamente à finalidade para a qual foram recolhidos, ou conforme requerido ao abrigo de qualquer contrato ou da legislação aplicável.
XV. As políticas de privacidade e proteção de dados pessoais do INSPSIC aplicam-se ao tratamento de dados pessoais realizados no âmbito das suas atividades e da sua prestação de serviços, de acordo com os princípios da legalidade , de licitude, lealdade e transparência.
XVI. O INSPSIC poderá usar cookies no seu website em vista a melhorar a qualidade do serviço, as funcionalidades disponibilizadas e a experiência do utilizador, não sendo utilizados para definição de perfis. Se não permitir a utilização de cookies algumas das funcionalidades poderão não corresponder ao nível de serviço esperado. Caso pretenda remover cookies consulte a secção de "Ajuda" do seu navegador de internet.
XVII. O INSPSIC nao realizará qualquer ação com base em decisões automatizadas ou que conduza a definição de perfis.
XVIII. A autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Proteção de Dados;
XIX. Qualquer comunicação relativa ao tratamento de dados pessoas deverá ser dirigida ao INSPSIC através do e-mail: geral@inspsic.pt
Termos e Condições
I. As presentes condições gerais destinam-se a regular os Termos e Condições de Utilização que regem a prestação pelo INSTITUTO PORTUGUES DE PSICOLOGIA com sede na Rua de Camões, 219, 5 andar, concelho de Porto, distrito do Porto, com o código postal 4000-145 matriculada em Conservatória do Registo e NIPC 509915248. (doravante, designado “INSPSIC”) de determinados serviços a utilizadores autenticados no website por este explorado e a política de proteção de dados pessoais associada a esse serviço.
II
II. a. Todos os materiais, textos, conteúdos e software disponíveis no website, designadamente informações, imagens, ilustrações, gráficos, nomes , e logótipos, marcas , design são propriedade intelectual do INSPSIC ou de terceiros nos termos legais e contratuais e não podem ser reproduzidos, modificados, distribuídos, comercializados, ou sob qualquer outra forma utilizados, salvo autorização prévia e expressa, por escrito, do INSPSIC ou dos terceiros titulares dos direitos de propriedade intelectual sobre os mesmos.
II. b. Qualquer utilização dos textos, materiais, conteúdos e software disponíveis no website para um fim que não o expressamente permitido por estes Termos e Condições de Utilização, será considerado uma infraccao da legislação nacional e internacional vigente referente a Direitos da propriedade intelectual .
III
III a. O INSPSIC não é responsável pela veracidade ou autenticidade de qualquer informação, textos , imagem, contribuição ou outros materiais que os utilizadores forneçam através da utilização do website.
III. b. O Utilizador compromete-se a fazer uma utilização prudente, cuidadosa e responsável do website, e a não utilizá-lo de modo suscetível de implicar a violação de direitos ou situacoes juridicamente protegidas do INSPSIC ou de terceiros
III.c. O Utilizador indemnizará a INSPSIC por quaisquer reivindicações, sanções, multas, coimas, sentenças, embargos ou qualquer penalização que resultem do incumprimento dos direitos da propriedade intelectual e industrial na utilização do website, bem como de qualquer prejuízo causado a terceiros cuja culpa ou negligência seja imputável ao Utilizador.
III.d. O Utilizador é o único responsável por quaisquer danos ou prejuízos, incluindo perda de dados, causado ao seu sistema e/ou equipamento informático que resulte da utilização dos materiais, textos , conteúdos ou software disponível no website, exceto se provar terem sido causados intencionalmente ou com negligência grave do INSPSIC.
III.e. O INSPSIC não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos que possam resultar (1) do funcionamento do sistema e/ou equipamento informático do Utilizador, (2) de dificuldades na utilização do website causadas, designadamente, por atrasos, interrupções, erros, interferências ou suspensão de comunicações, vírus, bugs ou problemas de funcionamento, (3) atrasos causados por deficiências ou sobrecargas de tráfego de Internet ou outros sistemas eletrónicos, (4) atuações ilegítimas de terceiros, erros ou deficiências de segurança causados pela utilização de equipamentos ou browsers desatualizados ou inseguros, falhas dos serviços de comunicações eletrónicas utilizados pelo Utilizador, bem como pelos danos, erros e inexatidões que possam resultar do mau funcionamento dos mesmos.
IV. O INSPSIC garante o tratamento dos dados pessoais em conformidade com a legislação em vigor relativa à sua recolha, tratamento, utilização, divulgação, armazenamento e privacidade, nos termos da sua Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.
V
V.a. O INSPSIC não se responsabiliza pela legalidade, autenticidade, fidedignidade ou qualidade de qualquer conteúdo disponibilizado em página web para o qual remeta link disponível no seu website.
V.b. Da disponibilização de links no website não resulta, de forma alguma, a existência de quaisquer relações entre o INSPSIC e o proprietário ou gestor da página web para a qual o link remeta, bem como a anuência pelo INSPSIC a quaisquer materiais, textos, conteúdos ou software ali disponibilizados.
VI. O INSPSIC poderá utilizar cookies no seu website em vista a melhorar a qualidade do serviço, as funcionalidades disponibilizadas e a experiência do utilizador, não sendo utilizados para definição de perfis. Se não permitir a utilização de cookies algumas das funcionalidades poderão não corresponder ao nível de serviço esperado. Caso pretenda remover cookies consulte a secção de "Ajuda" do seu navegador de internet.
VII
VII.a. Os presentes Termos e Condições de Utilização regem-se pela lei portuguesa.
VII.b. As partes desde já acordam submeter qualquer litígio decorrente da sua interpretação ou aplicação ao foro da comarca do Porto, com expressa renúncia a qualquer outro.
VIII
VIII.a. A utilização do website poderá ser efetuada pelos Utilizadores sem registo e de navegação não registada.